O Clube Curitibano é um parceiro do PET – Educação FÃsica. Os graduandos atuam como auxiliares dos profissionais de educação fÃsica, sendo eles técnicos e preparadores fÃsicos. Dessa forma, na área de preparação fÃsica e treino de atletas da modalidade natação. A faixa etária dos atletas se trata desde o infantil até adulto. Dessa forma, acompanhando todo desenvolvimento e auxÃlio da movimentação deles até suas devidas competições.
Imagens…
O Centro de Memória do Esporte Paranaense é uma ação com foco em pesquisar, preservar e divulgar a história do esporte e lazer no Paraná por meio de um acervo de uniformes, troféus, fotografias, recortes de jornal, súmulas e relatórios com a finalidade de ampliar o patrimônio cientÃfico e esportivo junto da divulgação para a sociedade geral.
Imagens…
A extesão PET-ESCOLA tem vinculo com uma Escola Municipal da região metropolitana de Curitiba, localizada no SÃtio Cercado, onde os petianos envolvidos em colaboração com a professora colaboradora da escola realizam práticas pedagógicas ligadas a projetos desenvolvidos em grupo entre os alunos da universidade, tutor e professora. Busca-se aqui aproximar os alunos do curso de licenciatura com a prática da docência,sendo exêncial para o desenvolvimento de uma formação profissonal e humana.
Imagens…
O Programa participa de diversas atividades dentro do espaço da universidade, sendo elas formativas para os integrante do grupo, proporcionando demandas que somam academicamente para sua formação profissional e humana.
Aqui estão algums exemplos de atividades:
O PET-EDF participa da anual e comemorativa semana do calouros, que como nome diz se passa no perÃodo da primeira semana do primeiro semestre do ano letivo, onde estes recebem boa vindas pelo ingresso a universidade. Eles são apresentados as demandas do ambiente universitário, aos professores do departamento e projetos que contemplam o curso, onde o Pet por sua vez aparece em um primeiro momento, apresentando sua especificações, participantes e ações, em um segundo momento promovemos uma passeata pelos campus (Centro-Politécnico e botânico) onde os calouros teram suas respectivas aulas e atividades, estas passeatas foram realizadas nos dois ultimos anos de 2023 e 2024, com sucesso e segurança, objetivando mostram os caminhos por onde os novos estudantes vão passar seus próximos 4 anos de curso, apresentando prédios, bibliotecas, ginásios esportivos e suas localizações, visando dar um norte aos novos.
A feira de profissões é uma semana de evento que acontece todo ano no campus UFPR-Piraquara, onde todos os cursos na universidade, com seus devidos representantes se alocam em stands para apresentar o curso, curiosidades e suas áreas de atuação para os visitantes, que em sua maioria são alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas. O PET-EDF enquanto programa deve estar presente neste evento, e estar dentro da organização do stand de educação fÃsica, motando artes visuais e atividades que mostrem o curso aos visitantes, convites para alunos da graduação participarem juntamente ao evento, escaladas dos dias de acada um, etc. O evento é de grande prestÃgio, pois os participantes levma o nome de curso para fora da universidade.
A semana integrade de ensino pesquisa e extensão é um evento acadêmico que ocorre dentro da universidade anualmente, o PET participa deste evento, sendo obrigatório todos os integrantes terem trabalhos a serem apresentados, sejam individuais ou em grupo.
O PET conta com objetivos anuais de promoção de palestras, tanto para a comunidade acadêmica da universidade, quando para os próprios integrantes do grupo organizando momentos de aprendizagem, online ou presencialmente.
Outras destas atividades, podem ser visitas técnicas com o intuito de promover o conhecimento e fromação dos acadêmicos, como exemplo:
Esta visita teve como objetivo, ir até complexo esportivo presente no bairro Tarumã em Curitiba, próximo ao shopping Jockey Plaza e Viaduto do tarumã e a partir desta, juntamente aos coordenadores do local apresentar a história do local, atividades que ocorreram e atividades atuais do espaço, entrar e observar os ambientes de treino das “escolinhas esportivas” que acontecem no complexo, como Skate, Futsal, Voleibol, basquete, Judô, etc, e também ir até os locais de bastidores, como sala de corrdenadores das respectivas escolinhas, estoques de materiais esportivos, salas de reuniões, etc. Desta forma, estas ativiades tem o intuito de levar os acadêmicos a possÃveis locais de trabalho, e levar o conhecimento de locais históricos como estes.